quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DEGUSTAÇÃO - OBSERVANDO OS RÓTULOS

Uma degustação cervejeira começa na escolha dos rótulos que serão levados à mesa. Um degustador experiente pode antecipar cores, texturas, aromas e sabores apenas lendo as informações apresentadas no rótulo de uma cerveja.
 
Uma das informações fundamentais é o estilo da cerveja. Essa simples informação é suficiente para que se saiba muito sobre o que se pode encontrar dentro da garrafa. Consultei o Guideline de 2008 com as diretrizes de estilo do BJCP - Beer Judge Certification Program.
 
Escolhi um estilo qualquer e encontrei informações sobre aparência, aroma, sabor, sensação de boca, bem como pude ler um pouco sobre a história do estilo, comentários dos organizadores, ingredientes usados habitualmente no estilo, algumas de suas estatísticas e alguns exemplos comerciais.
 
Se você decidir comprar, por exemplo, uma cerveja no estilo American India Pale Ale (ou American IPA), poderá saber que a aparência dela tem cor que "varia de dourado médio até cobre avermelhado médio; algumas versões podem ter tons alaranjados; Deve ser límpida, embora algumas versões não filtradas que passam por dry-hopping possam ser um tanto turvas".
 
Ou ainda que essa cerveja deve apresentar "boa retenção de colarinho de cor branco a quase branco, que deve ser persistente". E isso é apenas o que encontrei sobre a aparência dela. As demais informações sobre aromas, sabores, sensações de boca etc. também estão lá pra que o degustador não tenha grandes surpresas na hora de escolher o estilo de cerveja que quer provar.


Os rótulos também apresentam a graduação alcoólica da bebida. Essa informação é indispensável, afinal, é aí que reside o risco para os consumidores de cerveja. Há cervejas com teor alcoólico superior ao da maioria dos vinhos. E o consumo de uma ou duas garrafas grandes desse tipo de cerveja por uma pessoa apenas pode trazer consequências pra lá de indesejáveis.
 
Pode ser interessante, também, procurar estilos que ainda não foram experimentados para ampliar os horizontes cervejeiros de quem gosta de provar cervejas. Por isso, a dica é a mesma: olhar com atenção para o rótulo da cerveja. Esse é o início do caminho certo para uma degustação plena e que terá mais chances de ser satisfatória.
 
Prova essa cerveja! Mas dá uma conferida o rótulo antes, valeu?
 
Abraços,
Diego Moreira
 
Fontes:
1 - Beer Judge Certfication Program, 2008. Diretrizes de Estilo para Cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário